Profa. Dra. Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil

Categoria: Professora Associada IV

E-mail: mscagil@ufscar.br

Telefone: (16) 33518361-33519591

Grupos de Pesquisa: Interação social, aprendizagem e desenvolvimento da criança pequena -  link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21632

Laboratórios: Laboratório de Estudos do Comportamento Humano – LECH, Laboratório de Interação Social – LIS

Área de Atuação: Psicologia do desenvolvimento - análise do comportamento

Extensão: Pró-infância: II Programa de promoção do desenvolvimento infantil - processo: 23112.001493/2017-90

Licenciada e Psicóloga pelo Curso de Psicologia da PUCCamp, é mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, doutorou-se em Psicologia (Psicologia Experimental), na Universidade de São Paulo e fez estágio de pós-doutorado no E.K. Shriver Center for Mental Retardation/UMASSMED. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Psicologia, CECH/UFSCar, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Coordena o Pró infância: II Programa de Promoção do Desenvolvimento. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino; associada plena da Sociedade Brasileira de Psicologia; sócia fundadora da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento e associada à ABPMC. Realiza investigações dirigidas à população de crianças pequenas, com ou sem deficiência, nas áreas de Psicologia e Educação Especial, com destaque para os processos interativos educacionais; procedimentos de ensino da fala e de seus requisitos e processos básicos no desenvolvimento da função simbólica.