Linhas de Pesquisa Psicologia

As pesquisas conduzidas pelos docentes orientadores do PPGPsi se agrupam em torno de duas linhas de pesquisa. Há também projetos
isolados que podem, a médio prazo se ampliarem e se consolidarem como linhas independentes. VER "ORIENTADORES" para acesso aos projetos de cada um.

Linha 1 – Análise Comportamental da Cognição
O foco central da Linha 1 é a análise comportamental da cognição, com ênfase no estudo da função/aprendizagem simbólica. A relevância científica e social desta linha deriva da importância do comportamento simbólico para a adaptação ao ambiente social da atualidade e, também, da gravidade dos problemas humanos decorrentes de déficits no funcionamento simbólico. Os projetos nessa linha deverão ter como objetivos: a) produção de conhecimento sobre o comportamento humano em relação aos símbolos, bem como sobre os fenômenos e processos envolvidos na aprendizagem relacional e simbólica; b) elaboração e teste de procedimentos de ensino, recursos tecnológicos e materiais instrucionais voltados para populações com atrasos ou déficits em repertórios simbólicos, especialmente linguagem oral, cognição social e repertórios acadêmicos (leitura, escrita, matemática, linguagem musical). Tendo em vista os produtos esperados, as investigações na Linha 1 se organizam em dois eixos, um focado preferencialmente na investigação de processos psicológicos básicos e outro voltado para aplicações e desenvolvimento tecnológico (instrucional).

Eixo 1: Investigação da função simbólica e seus pré-requisitos, com os objetivos específicos de: elucidar as condições necessárias e suficientes para a geração de relações simbólicas em bebês, crianças de idade pré-escolar e escolar, jovens e adultos, com ou sem atrasos ou déficits em repertórios simbólicos; investigar o potencial de organismos não humanos para exibir relações gerativas pré-simbólicas; validar o modelo de equivalência de estímulos por meio de estudos experimentais da aquisição da função simbólica; investigar a aprendizagem de outros tipos de relações gerativas da emergência de repertórios novos; analisar o comportamento verbal, a correspondência verbal-não verbal, o controle instrucional, a cognição social, processos de escolha e preferência envolvendo estimulação simbólica, entre outros.

Eixo 2: Aplicações ao ensino, visando promover aprendizagem (aprendizagens discriminativas simples e complexas, processos de generalização e recombinação de repertórios, abstração e formação de conceitos, brincadeira simbólica, categorização, solução de problemas, escolha e decisão) e desenvolver procedimentos para o ensino de repertórios funcionais significativos (especialmente o comportamento verbal - incluindo leitura, escrita, matemática, leitura musical; e a cognição social) a populações com dificuldades ou que não tiveram acesso a condições necessárias para a aquisição desses repertórios (bebês/crianças em risco de desenvolvimento ou com dificuldades de aprendizagem; indivíduos com deficiências - intelectual, auditiva, visual; atrasos no desenvolvimento neurológico; autismo, adultos analfabetos).

Os docentes responsáveis pelos projetos vinculados a esta linha são:
Antonio Celso de Noronha GoyosLaboratório de Aprendizagem, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado - LAHMIEI
Camila DomeniconiLaboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH)
Deisy das Graças de SouzaLaboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH)
Débora de Hollanda SouzaLaboratório de Interação Social (LIS)
João dos Santos CarmoLaboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC)
Júlio César Coelho de Rose Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH)
Maria Stella Coutinho de Alcântara GilLaboratório de Interação Social (LIS)
Mariéle Diniz CortezLaboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH)
Nassim Chamel Elias
Isaías PessottiLaboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH)
Linha 2 - Comportamento Social e Processos Cognitivos
A Linha 2 tem por objetivo produzir conhecimento sobre interações sociais, processos cognitivos e habilidades psicossociais que afetam a qualidade e resultados destas relações, visando tanto a promoção do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida, como a prevenção ou redução de problemas que comprometem essa meta. Os referenciais conceituais predominantes são os da Psicologia Comportamental e Social-Cognitiva, com os recursos dos métodos experimentais, quase experimentais, correlacionais e de levantamento, dedicando-se, também, à construção e validação de instrumentos e métodos de avaliação dos comportamentos e processos de interesse, e o desenvolvimento de procedimentos e estratégias para intervenções educativas e terapêuticas. Os estudos focalizam interações entre cônjuges, pais-filhos (em diferentes momentos do desenvolvimento, incluindo a terceira idade), professor-aluno, profissional-cliente, criança-criança, cuidador-criança. Os temas investigados destacam habilidades cognitivas e sociais que afetam ou são afetadas pela qualidade das interações sociais (habilidades sociais, metacognitivas, de regulação emocional, criativas, de planejamento, e a aquisição de conhecimentos sociais para responder às necessidades do outro e para a prevenção de violência), e o uso conjugado destas habilidades em contextos complexos e de longa duração (familiar, escolar, laboral).

Os pesquisadores desta linha estão vinculados a quatro laboratórios já estabelecidos e consolidados do Departamento de Psicologia da UFSCar:
Alex Sandro Gomes PessoaLaboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV)
Almir Del PretteLaboratório de Interação Social (LIS)
Ana Lúcia Rossito AielloLaboratório de Intervenção com Familias Especiais (LIFE)
Elizabeth Joan BarhamLaboratório de Psicologia Social (LAÇO)
Maria de Jesus Dutra dos Reis — Laboratório de Análise do Compotamento de Saúde - LACS
Monalisa Muniz NascimentoLaboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição (LADHECO)
Patrícia Waltz ScheliniLaboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição (LADHECO)
Rachel de Faria BrinoLaboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV)
Rosemeire Aparecida Scopinho - Coordenadora — Núcleo de Estudos Trabalho, Sociedade e Comunidade (NUESTRA)
Sabrina Mazo D'AffonsecaLaboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV)
Zilda Aparecida Pereira Del PretteLaboratório de Interação Social (LIS)
Linha 3 – Neurociência Comportamental e Cognitiva
A Linha 3, recentemente criada (2016), está centrada no estudo de processos psicológicos básicos: aprendizagem, memória, cognição e emoção. Envolve estudos voltados para a compreensão das bases neurais desses processos em condições saudáveis e patológicas, levando em conta referenciais conceituais da anatomia, fisiologia, farmacologia, etologia e genética. A linha reúne cientistas da área básica e aplicada, empregando preferencialmente o método experimental e métodos descritivo-quantitativos, com ênfase na observação do comportamento em situações controladas.

Os docentes responsáveis pelos projetos vinculados a esta linha são:
Amanda Ribeiro de OliveiraLaboratório de Psicologia da Aprendizagem (LPA)
Azair Liane Matos do Canto de SouzaLaboratório de Psicologia da Aprendizagem (LPA)
Marcos Hortes Nisihara Chagas - Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Cognição e Envelhecimento (PROVIVE)
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