Profa. Dra. Dóris Lieth Nunes Peçanha

Profa. Dra. Dóris Lieth Nunes Peçanha.jpg

E-mail: doris@ufscar.br

Telefone: -

Professora Titular pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Paulo). Atualmente Professora Senior no Depart. de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (DMed-UFSCar). Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Letras (portugues, ingles e literaturas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (IP-USP-SP) e Université René Descartes Paris V (Sorbonne, 1997). Formação doutoral em Administração de Empresas (FEA-USP, 1993-1994), em grupos e organizações (Paris V) e psicodinâmica do trabalho (CNAM-Paris, 1995-1996 e 2009). Pós-doutorados : Universidade de Québec à Trois-Rivières (Canadá, 2003); Université René Descartes Paris V e INSERM-Institut National de Santé et Recherche Médicale (Franca, 2005) e Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS, 2013). Atuação em Psicologia clínica psicodinamica e na formação de psicólogos em diversas instituições, no âmbito de sujeitos, grupos e organizações. Profa. Visitante em universidades brasileiras e no exterior (Canadá, França). Coordenou Projeto de cooperação em pesquisa entre Brasil e Canadá (financiamento Ministério de Saúde do Canadá); e Brasil e França (INSERM-Institut National de Santé et Recherche Médicale).Títulos: menção honrosa por Tese defendida integrando as teorias psicossomática e sistêmica na prática clínica (APP-SP, 1999); notório saber em Psico-oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-oncologia (SBPO); Membro da Academia Paulista de Psicologia (APP-SP), eleita para a Cadeira No. 19 (2013), na vaga de César Ades. Atuação como pesquisadora na UNIFESP e no programa de pós-graduação da EESC-USP (apoio Fapesp). Experiência e docencia na área clínica (psicanalise) e em GP, com ênfase em Saúde, Psicodinâmica do Trabalho, Qualidade de Vida e Cultura Organizacional. São temas de pesquisa: subjetividade e trabalho de equipes; cultura organizacional; empresa familiar; teoria sistêmica; psicodinâmica do trabalho; psicossomática (processo saúde doença, asma e câncer).