Prof. Dr. Julio Cesar Coelho de Rose

Prof. Dr. Julio Cesar Coelho de Rose.jpg

E-mail: juliocderose@yahoo.com.br

Telefone: -

Laboratórios: Laboratório de Estudos do Comportamento Humano – LECH, Laboratório de Psicologia da Aprendizagem –LPA

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (1972), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981). Pós-doutorado no Departamento de Neurologia Comportamental, Eunice Kennedy Shriver Center for Mental Retardation, Massachusetts, EUA, com apoio da CAPES/Fulbright. Atualmente sou Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Fui coordenador do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, formado por pesquisadores de várias universidades e apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do MCT/CNPq (1998/2004) e CNPq/FAPESP (2004-2008). Sou Diretor de Pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE), editor associado do The Psychological Record, membro do Conselho Editorial dos periódicos The Analysis of Verbal Behavior e European Journal of Behavior Analysis e Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLICS). Minhas pesquisas são voltadas para a análise comportamental da função simbólica e suas aplicações a questões culturais. Destaco quatro contribuições científicas (sempre em colaboração com colegas e/ou alunos): 1) uma das primeiras demonstrações experimentais de transferência de funções entre estímulos equivalentes (de Rose, McIlvane, Dube, Galpin & Stoddard, 1988; de Rose, McIlvane, Dube & Stoddard, 1988); 2) desenvolvimento e avaliação de um programa individualizado (e posteriormente informatizado) de ensino de rudimentos de leitura e escrita, com base em processos e procedimentos de controle de estímulos (de Rose, de Souza & Hanna, 1996; de Souza, de Rose, Faleiros, Bortoloti, Hanna & McIlvane, 2009); 3) identificação de propriedades quantitativas de relações simbólicas (Bortoloti & de Rose, 2009, 2011); e 4) abordagem experimental de atitudes, preferências e preconceitos com base em responder relacional derivado (Perez, de Almeida, & de Rose, 2015; Mizael, de Almeida, Silveira, & de Rose, 2016; Santos & de Rose, 2018).