Prof. Dr. João Ângelo Fantini

Prof. Dr. João Ângelo Fantini.jpg

Telefone: (16) 32608361

Doutor pela PUC de São Paulo, Psicologo e Psicanalista, Pós-doutor pela University of London (Birkbeck College).Professor na USP e PUC-SP (Pós-graduação), Professor Associado IV do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão. Orienta pesquisas vinculadas a projetos financiados (FAPESP/CNPQ), sobre as aplicações psicológicas, sociais e culturais da teoria psicanalítica e sobre a influencia das mídias tradicionais e das novas mídias nos processos sociais e na clínica atual. Nos últimos tempos sua pesquisa tem por objeto a avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação, especialmente sobre a implementação das ações afirmativas nas universidades. Líder de grupo de pesquisa e orientador em cursos de graduação e e pós-graduação na Psicologia da UFscar e na PUC-SP. Autor e co-autor de: As Escritas do Ódio (Escuta, 2018), Raízes da Intolerância (Edufscar, 2014)(Finalista do Prêmio Jabuti de 2015); Semiótica Psicanalítica: Clínica da Cultura (Iluminuras,2016),Imagens do Pai no Cinema: Clínica da Cultura (EDUFCAR, 2009) entre outros; além de artigos em jornais e revistas acadêmicas é Editor da Revista Leitura Flutuante da PUC-SP.