V JORNADA DE INTEGRAÇÃO EM PSICANÁLISE UFSCar

 V Jornada de Integração em Psicanálise UFSCar: “Psicanálise à brasileira”

Neste ano, a JIPsi voltará os olhares para nossa terra, reconhecendo as tradições de que nos alimentamos e absorvemos mas transformamos: uma psicanálise antropofágica, que não se restringe aos primeiros movimentos modernos do século XX e é viva, constantemente se atualizando em tendências contemporâneas. Assim, vamos explorar expressões pioneiras e atuais da psicanálise em nosso território.
Representamos nossa proposta temática com a pintura Abaporu (Tarsila do Amaral, 1928), sobreposta por pichações, ilustrando a imposição do tempo e da autenticidade das novas tendências brasileiras sobre os primeiros passos dados pela Antropofagia.

A JIPsi é um projeto de extensão universitária, sem fins lucrativos, que visa promover o acesso à psicanálise para a comunidade interna e externa da UFSCar.

A obra representada no post é “Abaporu” (1928), de Tarsila do Amaral, que está localizada no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA), na Argentina.

Programação

Nessa Sexta-Feira (7/11), iniciaremos o evento com a palestra "Virgínia Leone Bicudo e a Psicanálise no Brasil", com o Prof. Dr. Jorge Luís Ferreira Abrão, seguida da mesa "Racismo e sexismo sob a ótica da psicanálise", com a Psi. Regiane Oliveira dos Santos e a Profª. Drª. Aline Fonseca Iubel.

No Sábado de manhã (8/11), teremos duas palestras: "Psicanálise e reforma psiquiátrica", com a Drª. Disete Devera, e "Caso Almicar Lobo: A psicanálise e a ditadura militar", com o Prof. Dr. Rafael Alves Lima.


À tarde, acontecerão três minicursos simultâneos, ministrado por Me. Pedro Magalhães Lopes, Prof. Dr. Rodrigo Sanches Peres, Profª. Mª. Marianne Riera e Mª. Adriana Fogagnoli.

As inscrições ainda estão abertas, e você não vai querer ficar de fora desse evento incrível ‼️

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO!!

Nos acompanhe também pelas redes sociais oficiais