Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham

Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham.jpg

E-mail: lisa@ufscar.br

Possui graduação em Psicologia pela Bishop's University (Canadá, 1986), mestrado em Psicologia Social pela University of Waterloo (Canadá, 1990) e doutorado em Psicologia Social e de Desenvolvimento Aplicada, pela University of Guelph (Canadá, 1995). Fez pós-doutorado no Gerontology Research Centre da University of Guelph (Canadá, 1995) e foi pesquisadora visitante no Gerontology Center da Virginia Ploytechnic and State University (EUA, 2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos, orientadora de alunos de pós graduação. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em papéis e estruturas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: (a) equilíbrio trabalho-familia ? abordando fatores que influenciam na relação pai-filho e adaptações a este papel que contribuem para o desenvolvimento psicossocial dos pais e das crianças, (b) gerontologia ? pesquisando processos psicossciais, com foco em habilidades de enfrentamento de estresse, planejamento, monitoramento, regulação emocional e habilidades sociais, que influenciam na preparação para a aposentadoria bem como nas relações entre idosos e seus cuidadores familiares, especialmente no caso cuidadores que acompanham idosos com demência.