Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza

Categoria: -

E-mail: ddgs@ufscar.br

Grupos de Pesquisa: -

Laboratórios: Laboratório de Estudos do Comportamento Humano – LECH, Laboratório de Psicologia da Aprendizagem –LPA

Área de Atuação: -

Extensão: -

Cursou graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1973), mestrado (1977) e doutorado (1981) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado na University of Maryland Baltimore County (1984-1985) e no E.K. Shriver Center for Mental Retardation (1999). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia, membro do corpo editorial de Acta Comportamentalia, Journal of the Experimental Analysis of Behavior, International Journal of Educational Psychology, Psicologia: Reflexão e Crítica. Fellow da Association for Behavior Analysis International (ABAI).Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq/CAPES/ FAPs - Chamadas 15/2008 e 16/2014). Realiza investigações nas áreas de Psicologia e de Educação Especial, com interesse em aprendizagem relacional, comportamento simbólico, aquisição de leitura e escrita, análise e programação de condições de ensino, compreensão auditiva por usuários de implante coclear.