Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza

Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza.jpg

E-mail: souzaalm@ufscar.br

Tópicos de investigação: Ansiedade, Nocicepção, Sistema Cerebral Defensivo, Aprendizagem em Labirinto, Caixa de Step-Down e Claro-Escuro, Contorções Abdominais, Camundongos.

Laboratório(s): LPA - Laboratório de Psicologia da Aprendizagem

Grupo de Pesquisa: Grupo de Psicobiologia (link externo) -Líder do Grupo / Pesquisador

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto USP (1992), mestrado em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1994), doutorado em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1998) e Pós-doutorado na Universidade de Leeds (Inglaterra) com o Dr.Rodgers, R.J. (1999). Atua como Professora Associado 4 da Universidade Federal de São Carlos, orienta no Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas Associação Ampla (PIPGCF-UFSCar/UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi-UFSCar), na linha de pesquisa Neurobiologia da Dor e Ansiedade. Parecerista do CNPq, CAPES e FAPESP. Presta assessoria para: Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada (Araraquara), Psicologia em Estudo, Experimental Brain Research, Behavioural Processes, Neuroscience Letters e Psychology Neuroscience. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: microinjeção no sistema nervoso central (matéria cinzenta periaquedutal, amígdala, septo, hipocampo, insula), camundongos, labirinto em cruz elevado, ansiedade, dor (antinocicepção induzida pelo medo). Coordeno o Grupo de Pesquisa do CNPq Psicobiologia desde 1999. Fui eleita para a Diretoria da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) no cargo de Tesoureira, gestão 2017-2020; Bolsista pesquisador PQ-2 (vigência: início 2013-2016) e (vigência: início 2016-2019).