Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral

Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral.jpg

Categoria: Professor do Magistério Superior - Adjunto II

E-mail: prof.leonardocabral@gmail.com

Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade

Laboratórios: Laboratório de Estudos sobre Deficiências e Educação (LEDE) - Carolina Bori

Área de Atuação: Acessibilidade na Educação Superior e no Mercado de Trabalho

Extensão: Projeto em Elaboração -> Programa de Transição de Estudantes Universitários com Deficiência para o Mercado de Trabalho.

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa 'Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade' (GP-IDEA/CNPq). Compõe a diretoria da Associação de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE. Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Educação Especial-RBEE (jan.2018-abr.2020) e da Revista Educação Especial-REE/UFSM (ago.2018-fev.2020). Possui Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Doutorado Pleno na Universidade de Roma 'Foro Italico', em Culturas, deficiência e inclusão: educação e formação. Titulação Adjunta de 'Doctor Europeaus', pela Comissão Europeia. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Políticas e Práticas em Educação Especial; Acessibilidade e Ações Afirmativas na Educação Superior; Direitos Humanos, Identidades e Diferenças; Formação de Professores; Ensino e Consultoria Colaborativa. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3520-3687.