Prof. Dr. Cássio Florêncio Rubio

Prof. Dr. Cássio Florêncio Rubio.jpg

Categoria: Professor Adjunto IV

E-mail: cassiorubio@ufscar.br

Grupos de Pesquisa: Interação e Diversidade Discursiva na Lusofonia, Avaliação linguística em contextos bilíngues de português como segunda língua.

Laboratórios: Latravilis (Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais)

Área de Atuação: Sociolinguística e Dialetologia

Extensão: Línguas em uso: subsídios teórico-metodológicos para o tratamento da variação e mudança (coordenador), Línguas em uso: perspectivas de ensino e aprendizagem e formação docente (participante)

Possui Doutorado e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - São José do Rio Preto-SP). É Licenciado em Letras, com habilitação em Português e Francês, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP São José do Rio Preto-SP) e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP- São José do Rio Preto-SP). Foi professor permanente do Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará. Foi Pró-Reitor de Relações Institucionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atuou como professor efetivo do Magistério Superior de Língua Portuguesa do Instituto de Linguagens e Literaturas e docente do Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção, no Ceará. Atualmente é Professor Adjunto IV vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando em disciplinas do eixo de língua, linguagem e cultura do curso de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP). As pesquisas estão voltadas para as áreas de descrição e análise linguística, sociolinguística e dialetologia e ensino de língua portuguesa como língua materna e como língua adicional.