Você está aqui: Página Inicial Laboratórios RIHS - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais

RIHS - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais

O grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais - RIHS - (http://www.rihs.ufscar.br) - é coordenado pelos Professores Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette e focaliza, sob a perspectiva do campo teórico-prático das Habilidades Sociais, o repertório social e os fatores associados (ambientais, intrapessoais e histórico-culturais) que impactam sobre a competência social e a qualidade das relações interpessoais em diferentes contextos e entre diferentes tipos de interlocutores ao longo do ciclo vital. Ao lado das questões conceituais e empíricas pertinentes, o grupo busca desenvolver recursos, procedimentos e programas de avaliação e promoção do repertório de habilidades sociais. O LIS ocupa uma área de 100 m², distribuídos em cinco salas de trabalho de uso de docentes e alunos. Quatro das salas são dotadas de equipamentos de informática, áudio e vídeo-gravação e recepção que se destinam ao tratamento e à análise de dados. A quinta sala é equipada com um sistema de captação de imagens por meio de câmeras digitais. O registro de som e imagem pode ser realizado tanto pela interface das câmeras com um micro-computador, instalado na sala de observação anexa, como pelo registro direto através de um amplo espelho unidirecional. A sala de observação anexa é também utilizada para o treinamento de alunos em técnicas de coleta de dados por meio de observação direta via espelho e pela autoscopia e via vídeo-gravação do desempenho dos estudantes. O LIS também será usuário do laboratório para experimentação com bebês (73 m²). É importante destacar que uma parte das pesquisas do LIS é realizada com coleta de dados em ambientes naturais da comunidade, sendo o laboratório utilizado para a análise desses registros.