Seções
Você está aqui: Página Inicial Laboratórios LAPREV - Laboratório de Análise e Prevenção da Violência

LAPREV - Laboratório de Análise e Prevenção da Violência

 

.:: Coordenadora:
Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams 

 

   Inaugurado em Fevereiro de 2000, o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) pretende ser um núcleo gerador de pesquisas que:
  Contribuam para uma melhor compreensão do fenômeno da violência em geral, e
  em específico da violência doméstica;
  Desenvolvam projetos de intervenção com vítimas de violência e/ou agressores
  (sejam eles mulheres, crianças/adolescentes ou homens) e
  Implementem projetos preventivos na área de violência intrafamiliar.
    As atividades do de Análise e Prevenção da Violência estão associadas (mas não se restringem) ao "Programa de Intervenção a Vítimas de Violência Doméstica" em andamento desde Março de 1998, por meio de estágios supervisionados de alunos de graduação em Psicologia na Delegacia de Defesa da Mulher de São Carlos. No ano de 2000 tal estágio expandiu-se, passando a desenvolver atividades de atendimento a crianças e famílias do Conselho Tutelar de São Carlos e no ano de 2001, com a inauguração da Casa-Abrigo em São Carlos, ampliou-se o atendimento a mulheres e crianças da Casa-Abrigo "Gravelina Terezinha Mendes". A partir de Outubro de 2002 começaram a ser conduzidas intervenções no Albergue Infantil de São Carlos. As atividades de estágio foram responsáveis pela apresentação de dezenas de trabalhos em Congressos Científicos em diversas cidades do Brasil e por diversas publicações em periódicos e capítulos de livros. No ano de 2006, o LAPREV ampliou suas ações no processo de prevenção e combate à violência doméstica no Programa de Saúde da Mulher da Unidade Saúde Escola da UFSCar.
    Adicionalmente, o de Análise e Prevenção da Violência está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, dentro da linha de pesquisa "Atenção primária e secundária em Educação Especial: Prevenção de deficiências". Pretende-se nesta área:
 Avaliar o impacto que a violência produz no desenvolvimento infantil, gerando   metodologia específica e técnicas de maneira a prevenir eventuais desdobramentos   prejudiciais;
 Analisar e prevenir abusos físicos, sexuais e psicológicos de mulheres e crianças e,   em específico, do indivíduo portador de deficiência e
 Atuar com pais e familiares portadores de atraso global no desenvolvimento de   forma a minimizar o risco de negligência e/ou maus tratos em seus filhos.

Para maiores informações sobre o LAPREV, consulte o site: LAPREV

Ações do documento