Você está aqui: Página Inicial Laboratórios LADHECO - Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição

LADHECO - Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição

Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição
.:: Membros:
    Elizabeth Joan Barham, Débora de Hollanda Souza, Monalisa Muniz, Patrícia Waltz Schelini, Tânia Maria Santana de Rose

A criação do LADHECO, em 2006, resultou de uma iniciativa de integrar e fortalecer conjuntos de investigações conduzidas pelas professoras Débora de Hollanda Souza, Elizabeth J. Barham, Patrícia Waltz Schelini e Tânia Maria Santana de Rose, articuladas na linha de pesquisa sobre desenvolvimento cognitivo. O laboratório tem como objetivos favorecer a produção de conhecimento acerca de processos cognitivos e motivacionais de crianças, adolescentes e idosos, com ênfase em uma perspectiva cognitivista; fornecer suporte para a condução e articulação das atividades de pesquisas individuais e conjuntas realizadas pelos pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação; favorecer a articulação de pesquisas básicas e aplicadas; apoiar a divulgação da produção dos resultados dos estudos tanto para a comunidade científica, como para pais, professores, cuidadores e outras pessoas que poderiam se beneficiar do acesso ao conhecimento produzido. Os estudos realizados pelos pesquisadores do LADHECO têm tratado dos seguintes temas: aspectos desenvolvimentais da cognição, pertinentes à Teoria da mente; crenças e normas que influenciam o cuidado com familiares menores de idade ou idosos com necessidades de apoio; parâmetros psicométricos de instrumentos de avaliação da inteligência/cognição; estimulação cognitiva com base na Teoria das capacidades cognitivas de Cattell-Horn-Carroll; aspectos cognitivos e contextuais da motivação para a realização acadêmica, presentes nas teorias motivacionais (Teoria da atribuição de causalidade, Teoria de auto-eficácia, Teoria de metas de realização). A maior parte dos estudos do Laboratório tem sido realizada fora de suas instalações, uma vez que envolvem coleta de dados em ambientes naturais (creches, escolas, contextos domésticos, de trabalho e unidades de saúde). Alguns destes estudos registram os dados em áudio e videoteipe, outros utilizam instrumentos como entrevistas gravadas, aplicação de escalas e outros. O laboratório conta com equipamentos adquiridos com recursos do CNPq (câmera digital, máquina fotográfica digital, três microcomputadores, um computador portátil e duas impressoras multifuncionais). As atividades do LADHECO estão sendo realizadas em uma sala de 8 m² no Departamento de Psicologia e 18 m² no laboratório do Centro de Orientação ao Idoso e seu Cuidador (COIC-UFSCar). O laboratório será expandido com uma área exclusiva de 21 m² no novo prédio de laboratórios e disporá também das instalações multi-usuários nas novas edificações (salas experimentais para estudos com bebês, oficina de edição e da sala de aula experimental).